Ibiaçá recebe Centelha do Fogo Simbólico da Pátria

Publicado em 20/08/2021, Por Assessoria de Comunicação

Ibiaçá recebeu, nesta quinta-feira (19), a Centelha da 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, em ato que marcou o início das comemorações cívicas alusivas à Semana da Pátria no município. Conduzida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, a chama é um dos símbolos que celebram a independência do Brasil e foi recebida em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura.

O fogo foi entregue pelo Coronel da Reserva Remunerada Ataíde Moraes Rodrigues, representante da Liga da Defesa Nacional, às mãos do prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, que fez o acendimento da pira. Em sua fala, o militar falou sobre a atuação dos gaúchos na Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial e comparou a missão dos pracinhas à de profissionais que enfrentam desafios todos os dias. Moraes lembrou o trabalho das forças de segurança pública, dos professores e dos profissionais da saúde e afirmou que essas são algumas das trincheiras da atualidade.

Neste ano, os temas nacional e regional foram mantidos os mesmos do ano passado: Hino Nacional Brasileiro e participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial, respectivamente. Em discurso emocionado, e falando especialmente às crianças presentes, o prefeito de Ibiaçá lembrou a admiração e o respeito necessários aos símbolos nacionais. “Meu coração sangra quando eu vejo alguém maltratando, desrespeitando a Bandeira do Brasil, os símbolos da nossa Pátria. Pessoas rasgando, ateando fogo na bandeira, pichando e depredando patrimônio público. Quem tem esse tipo de atitude certamente está machucando a nossa mãe. O sentimento de quem criou esses símbolos é o sentimento que devemos recuperar hoje: o amor à nossa Pátria. Ninguém é obrigado a gostar do prefeito, do governador ou do presidente. Mas nós, gestores, somos passageiros. Permanecem o município, o estado e a Nação, que servirão a muitas gerações. Todo o respeito a esses Entes Federados”.

A cada ano, a Liga da Defesa Nacional escolhe um tema nacional e outro regional para serem homenageados. O objetivo é demonstrar a importância do tema escolhido para o processo civilizatório do Brasil. A cerimônia desta quinta-feira teve a participação das escolas do município.

Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Ibiaçá