Governo de Ibiaçá atua para viabilizar investimentos na bacia leiteira do município

Publicado em 28/05/2021, Por Assessoria de Comunicação

Um investimento privado de cerca de R$ 280 mil promete ampliar a produção leiteira de uma propriedade rural, em Ibiaçá. A partir dos serviços de terraplanagem realizados pela Secretaria Municipal de Obras, o produtor Moacir Pelizzaro, da comunidade Rio Telha, está construindo um Sistema Compost Barn – um espaço coberto para confinamento de animais e ordenha que proporciona mais conforto ao rebanho.

Na última quarta-feira (26), o prefeito de Ibiaçá Ulisses Cecchin, o vice, Jones Cecchin, e o secretário municipal de obras, Vilmar Mânica, visitaram a propriedade. Ulisses elogiou a iniciativa do produtor e deixou a administração à disposição para contribuir com os investimentos dos produtores do município. “Esse é um esforço da administração no sentido de incentivar a bacia leiteira e valorizar o produtor de leite que quer investir e quer tornar sua propriedade mais diversificada e lucrativa. Nós queremos parabenizar a família do seu Moacir pela decisão. E dizer a todos os produtores que podem contar sempre com a administração municipal”.

O Compost Barn é um sistema que melhora os índices produtivos e sanitários e possibilita o uso correto de dejetos orgânicos. De acordo com o proprietário, o complexo, que tem cerca de 780m², tem capacidade para abrigar mais de 40 animais e pode ampliar a produtividade de 27 litros para até 35 litros de leite diários por animal. “É um projeto que eu e minha família já viemos estudando há bastante tempo. Como já estamos na atividade leiteira, e a propriedade é pequena, decidimos investir mais na produção de leite. Porque fica inviável, para mim, manter a propriedade só com a produção de grãos. Então, isso vai me permitir ter renda maior e mais qualidade de vida”.

Moacir destacou a importância da atuação do Poder Público para a execução da obra. “O terreno era bem desnivelado. Foi preciso fazer um aterro para concluir a terraplanagem. E o suporte da Prefeitura foi fundamental para a obra ser encaminhada, para que pudesse ter início, e ainda continua nos dando suporte quando necessário”.

Com a ampliação na capacidade de animais e na produção individual, o investimento deve garantir um aumento aproximado de 600 litros de leite por dia.

ASCOM / Prefeitura de Ibiaçá