Melhoramento genético para gado de leite é destaque em Ibiaçá

Publicado em 23/05/2014, Por Assessoria de Imprensa

Na quarta-feira (21) no Centro Cultural de Ibiaçá aconteceu a Reciclagem para Inseminadores que atuam com a Bacia Leiteira. O curso foi ministrado pelo médico veterinário Francisco Fuchs e o gerente regional da Alta Genetics, Acioni Rocha.

O secretário da Agricultura Alcir Stefani, ao abrir o evento, destacou aos agricultores familiares, que a intenção é oportunizar o aperfeiçoamento aos produtores por meio do Programa de Melhoramento Genético (Promoge), criado em 2010.

À noite, no Centro Cultural aconteceu a palestra sobre Genética e Mercado do Leite. Conforme Fuchs, o produtor deve ser visionário. Procurar informações sobre os modelos de instalações, custo da propriedade e do litro do leite. “O mercado leiteiro representa uma renda importante para os agricultores familiares”, pontuou.

A qualidade do rebanho, a alimentação e toda a cadeia produtiva que envolve desde fornecedores de serviços, sistemas produção, terra, capital, mão de obra, qualificação, genética, investimento, equipamentos, recursos naturais, segurança rural foram algumas das abordagens oportunizadas pelo evento.