Produtores de Ibiaçá investem no plantio de moranguinhos

Publicado em 08/06/2020, Por Assessoria de Imprensa

Os agricultores Rodinei Dalmoro e Alex José Gonçalvez iniciaram uma parceria e um novo negócio para a família: o plantio de moranguinhos suspensos com sistema de estufas semi-hidropônico. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 200 mil numa área de 2.500 m² localizada na comunidade de Vila Vitória, interior de Ibiaçá.  

As obras de terraplanagem foram executadas pela prefeitura municipal incentivando assim o novo empreendimento. As estufas estão ainda em construção e a expectativa é que este mês se inicie o plantio e, a partir de setembro, a primeira colheita.

De acordo com Dalmoro, serão cultivas nesta fase, aproximadamente 18 mil mudas de morango de origem chilena. "Esperamos na fase inicial produzir 20 toneladas da fruta e comercializar a uma média de R$ 10,00 ao quilo", diz otimista o produtor.

O sistema é totalmente automatizado permitindo regular a dosagem de adubação diária e irrigação. Ao lado das estufas está sendo construído um galpão para abrigar as câmaras frias e as caixas de água com os nutrientes.

O novo negócio vai demandar toda mão de obra familiar (seis pessoas) e de pelo menos mais um funcionário. Em épocas de colheita serão necessários contratos temporários.

Vitivinicultura

Na propriedade a família também realiza o cultivo de parreiras e chegou a produzir 45 mil quilogramas na última safra. A intenção para o próximo ano é investir também na produção de uvas de mesa

Redação : Fonte Agência de Jornalismo