Cecchin defende pautas no maior evento municipalista da América Latina

Publicado em 16/05/2014, Por Assessoria de Imprensa

O prefeito de Ibiaçá e presidente da Amunor, Ulisses Cecchin (PP), acompanhado do secretário da Administração Jocemir Bergamin, secretário de Obras Vilmar Mânica e vereador Jones Cecchin, estiveram em Brasília nesta semana participando da XVII Marcha em Defesa dos Municípios.

Em entrevista ao Programa de Rádio Semanal, Cecchin destaca que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ao receber os gestores, prometeu que até junho haverá a votação do projeto que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais pautas da reivindicação.

Os gestores expuseram a crise financeira enfrentada pelos Municípios e falaram sobre as consequências do subfinanciamento dos mais de 390 programas federais. Também destacaram que o principal motivo da atual situação financeira desses entes está na política de isenções fiscais concedidas pelo governo, causando a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Segundo o TCU, apenas do FPM foram retirados R$ 77 bilhões nos últimos cinco anos”, alerta o documento.

A Marcha também marcou a consolidação da campanha liderada pela CNM Viva o seu Município, que paralisou as atividades de quase duas mil prefeituras de todo o país no dia 11 de abril com o objetivo de mostrar à população os motivos e os efeitos da crise.

Pauta municipalista

As reivindicações dos gestores foram expostas durante todos os momentos do evento. Aos candidatos à presidência da República, os municipalistas cobraram o compromisso com a valorização da pauta municipalista.

Os pontos prioritários foram: aumento do FPM; redistribuição dos royalties; compensações pelas perdas por desonerações fiscais, reajuste dos valores repassados à manutenção dos programas federais, o reajuste do piso do magistério pelo INPC, a atualização da lei que trata do ISS e o encontro de contas da Previdência. 

Fonte: CNM