34 jovens prestam juramento ao símbolo máximo da nacionalidade

Publicado em 22/08/2019, Por Assessoria de Imprensa

Frente à Bandeira Nacional, civicamente conduzida e imposta no Dispositivo por um soldado da Brigada Militar, 34 jovens compromitentes prestaram juramento ao símbolo máximo da nacionalidade, na manhã desta quinta-feira (22) no Salão Nobre da Prefeitura de Ibiaçá.

 

Conforme o 1º tenente e chefe do Posto de Recrutamento de Santo Ângelo, Doriétson Braga Loiola, a cerimonia se reveste de um caráter especial e simbólico. “A bandeira simboliza todo o território nacional, a nossa Pátria. Devemos lembrar que a Pátria somos nós, nossa escola, nosso mundo, nosso trabalho, nossa família. A Pátria é concreta e, por isso, temos deveres que devem ser respeitados e cumpridos”, ressaltou o tenente.

Ainda segundo o tenente Braga, no momento da entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação, os jovens prometem cumprir com suas obrigações militares e defender a Pátria Brasileira. “Abdicamos, muitas vezes, do nosso bem maior inclusive, se necessário, com o sacrifício da própria vida em defesa da Pátria”, afirmou o tenente ao dizer que ser um bom filho, um estudante dedicado também são formas de servir e de ser patriota.

O prefeito de Ibiaçá Claudiomiro Fracasso e presidente da Junta de Serviço Militar 036 de Ibiaçá destacou que os jovens presentes na cerimônia tem, no dia de hoje, uma oportunidade e uma responsabilidade. “Jovens, vocês carregam consigo, agora na maioridade, o bem maior de um cidadão que é defender e honrar o lugar onde se vive, a nossa Pátria”, destacou.

A secretária da Junta de Serviço Militar de Ibiaçá, Orlanda Maria da Silva Brunelli, ressaltou a importância do trabalho da Junta que inicia ainda nos primeiros meses do ano e culmina com a cerimônia de hoje. “Estamos felizes em fazer parte deste momento para todas essas famílias. Passamos a fazer parte e gostar desses jovens que hoje recebem a dispensa do serviço militar”, salientou.

Para se alistar

Em 2020, o alistamento em uma das 3 forças armadas começará em janeiro até o mês de junho para todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos no ano corrente.

O procedimento pode ser feito de qualquer região do país pela internet. Pelo endereço www.alistamento.eb.mil.br , preencher o formulário de alistamento e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para validação dos dados pessoais. O acompanhamento do pedido é feito pelo próprio site usando o número do CPF e a senha criada por ele.

Quem não tem CPF deve levar os seguintes documentos à junta de serviço militar mais próxima da residência: certidão de nascimento ou documento oficial com fotografia e comprovante de residência.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo