Mamaço é sucesso em sua 3ª edição

Publicado em 14/08/2019, Por Assessoria de Imprensa

Na terça-feira (13), aconteceu a 3º edição do Mamaço no Salão Nobre do Centro Administrativo de Ibiaçá. O evento que é uma promoção da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente está relacionado com a Campanha Agosto Dourado, do Ministério da Saúde, que trata do tema “Empoderar pais e mães. Favorecer a amamentação”.

 

Coordenando as atividades da tarde junto às mamães e os bebês, a enfermeira do ESF, Elisangela Golin, destacou a importância deste evento na vida das mães que amamentam. “A troca de experiência entre elas e também com a equipe de saúde é fundamental”, pontuou Elisangela ao afirmar que as mulheres que estão amamentando precisam ser compreendidas e apoiadas pela família, pelo ambiente de trabalho e pela sociedade.

Segundo Elisangela, ainda há uma porcentagem baixa de mães que amamentam seus bebês nos primeiros seis meses de vida.

A nutricionista, Graziele Marques, ressalta que o leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê. “O leite materno tem todos os nutrientes, vitaminas e minerais que a criança precisa. Inclusive não é preciso dar nem água e nem chá para o bebê que é amamentado no peito”, desmistifica.

Graziele alerta que a mãe lactante precisa estar bem alimentada, nutrida e hidrata. “A família deve apoiá-la neste momento, ajudando-a no preparo de uma refeição leve e balanceada. Nutrição é diferente de alimentação. É preciso nutrir o corpo, emoções, sentimentos”, destacou a nutricionista ao lembrar que o Ministério da Saúde recomenda amamentação até dois anos de idade ou mais, porém isso depende de cada mãe e de cada família, já que até esta idade a imunidade da criança está desenvolvida apenas 60%.

Para a secretária de Saúde e Meio Ambiente, Evandra Rossi, o Mamaço tem como objetivo orientar, auxiliar e proteger a mulher e a criança. “São indiscutíveis os benefícios fisiológicos e psicológicos da prática do aleitamento materno para a mãe e para o bebê. Dentre eles, podemos citar a proteção contra o câncer de mama e de ovário; o aparecimento de problemas ortodônticos e faciais; a intensificação do vínculo entre mãe e filho; e diminui as chances de desnutrição e obesidade, dentre outros”, salientou a secretária que agradeceu a todos os envolvidos em mais esta edição.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado tem como objetivo conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade. 

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo