Smec realiza formação docente sobre o uso de novas tecnologias

• 20/05/2020 17h02 - Atualizado em 20/05/2020 17h02

Smec realiza formação docente sobre o uso de novas tecnologias

Nesta semana, os professores da rede municipal de ensino de Ibiaçá participaram de curso de formação docente ministrada pelo professor Paulo Henrique Santini. A iniciativa foi da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smec) de Ibiaçá que entendeu a necessidade de atualizar os conhecimentos, dos professores, relacionados a novas tecnologias para utilizar com os estudantes que estão em casa, nesta época de pandemia do Coronavírus.

Conforme a coordenadora da Smec, Fabiane Bortolotto, o curso teve o objetivo de adequar as atividades que os alunos teriam em sala de aula para o modo on line e, por isso, contatou-se o professor Paulo para nos auxiliar na prática das novas tecnologias. “Diante da pandemia, nossas escolas passaram a buscar alternativas e estratégias de ensino para manter nossa comunidade escolar engajada. A Secretaria, juntamente com as equipes de direção, coordenação, psicopedagoga e Conselho Municipal de Educação organizaram o Plano de Ação Pedagógico que será executado por todos os envolvidos no processo de aprendizagem de nossos alunos durante o período em que as aulas presenciais permanecerem suspensas”, informou Fabiane.

Segundo o professor Santini, foram apresentadas, durante a formação, ferramentas utilizadas para que os professores possam ter contato com os alunos e também enviar o material a eles. “Mostramos o Google Meet para agendamentos de aulas e reuniões, o Loom para gravação e edição de vídeos, o YouTube Studio para publicação dos vídeos em um canal na plataforma, além de outras ferramentas para uso geral”, relatou.

De acordo com Fabiane, a Secretaria de Educação e Cultura organizou uma grade semanal de horários para o envio dos trabalhos aos alunos. “Essa grade contém os dias da semana com as respectivas disciplinas de cada ano escolar”, destacou a coordenadora ao lembrar que os alunos que tem acesso a internet receberão os trabalhos via Plataforma ON, do Sistema Aprende Brasil da editora Positivo ou WhatsApp. A forma de devolução online será preferencialmente pela Plataforma ON, facilitando desta forma o controle dos professores. Aos estudantes que não possuem acesso à internet, os trabalhos estão sendo impressos e ficam disponíveis na escola para serem retirados pelos alunos ou pais/responsáveis, quinzenalmente, às sextas-feiras.