O padre que idealizou a Romaria de Ibiaçá


  • 21/02/2020 10h24 - Atualizado em 21/02/2020 10h25
  • WhatsApp

O padre que idealizou a Romaria de Ibiaçá

Narciso Zanatta nasceu em 11 de dezembro de 1920, no município de Montenegro RS, o quarto filho de Ângelo e Augusta Zanatta. Ainda criança transferiu-se com a família para o município de Tapejara - RS. Desde a infância sonhava em ser padre. 

Em 1934 Narciso Zanatta dirige-se ao Seminário São José, de Santa Maria - RS, dos Padres Jesuítas. Narciso luta energicamente para se acostumar àquela vida tão diferente, pensava em desistir, mas, o tempo lhe mostrou que seu lugar era ao lado da santíssima virgem e de todos os doentes sofredores.

Em 11 de abril de 1947, D. Candido, (bispo da diocese de vacaria) prevendo que o jovem Zanatta seria um apóstolo de Nossa Senhora Consoladora, escreve-lhe uma carta:...Se às vezes as amarguras da vida e o peso da cruz espremerem o sangue do coração, acharás ao seu lado uma mãe carinhosa e poderosa, a divina consoladora, a que ninguém nunca recorre em vão. Caríssimo Narciso seja merecedor desse carinho da Virgem Santíssima pelo seu amor a essa querida mãe. Continue, pois, corajosamente, os seus estudos; cuide de sua saúde. Cultive acima de tudo a vida espiritual, que é o requisito soberano para um seminarista, futuro ministro de Deus. O fruto do seu ministério sacerdotal dependerá mais da sua santidade do que da sua ciência, embora a ciência seja indispensável ao sacerdote.

E assim aconteceu com o jovem seminarista, tornou-se um exemplo de fé, amor a Jesus e a Nossa Senhora Consoladora. Narciso foi ordenado Sacerdote por Dom Cândido Maria Bamppi, no dia 17 de dezembro de 1949 na cidade de Tapejara-RS.

Em 15 de maio de 1950, foi nomeado auxiliar de Vigário da Paróquia Santa Filomena de Ibiaçá, atuando na função por alguns meses. Em agosto do mesmo ano foi transferido para a Paróquia Campestre da Serra, na época, com sede na comunidade de São Manuel, distrito de Vacaria.

No dia 10 fevereiro de 1952, o Pe. Narciso Zanatta retorna a Ibiaçá, assumindo a Paróquia como Vigário. Nos dias 23, 24 e 25 de maio 1952 foi realizada a primeira Romaria dedicada a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. Como ponto marcante aconteceu a entronização e a bênção da atual imagem na Igreja Matriz. Em 30 de maio de 1954, por ser ano Santo Mariano e em vista do primeiro centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, D. Cândido, proclama, por decreto, Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, co-padroeira da Paróquia de Santa Filomena e fixa, definitivamente, o último domingo de fevereiro para a realização da Romaria.

O padre que idealizou a Romaria de Ibiaçá

Padre Narciso Zanatta chegou no dia 10 de fevereiro de 1952 e sai no dia 15 de dezembro de 1957. Foi o fundador da devoção, o idealizador da imagem e organizador da romaria dedicada a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. Saído da Diocese de Vacaria, trabalhou em Palmas e Tapejara do Oeste PR e Abelardo Luz - SC e outros lugares.

Pe. Narciso Zanatta faleceu no dia 11 de abril de 1992, com 71 anos de idade, em Abelardo Luz, Santa Catarina, e foi sepultado junto com seus pais, no cemitério de Palmas Estado do Paraná.



Fonte: http://www.romariaconsoladora.com.br/historia/pe-zanatta/



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua do Interventor, 510 - CEP 99940-000 - (54) 3374-1177

Horário de atendimento: 8h às 12h | 13h30 às 17h30

Visualizar mapa