Ibiaçá a caminho da “Cidade Digital”

• 11/12/2014 13h44 - Atualizado em 11/12/2014 13h45

Ibiaçá a caminho da “Cidade Digital”

A “Cidade Digital” é um projeto inovador para Ibiaçá. É uma ferramenta de tecnologia da informação e da comunicação que irá oferecer à Gestão Pública mais qualidade, eficiência, velocidade, utilizando fibra óptica preparada para as novas demandas, que requeiram troca de informações em tempo real, como videoconferência, tele aulas, tele vigilância e outras aplicações em benefício da educação, da saúde e da eficiência da administração pública.

O engenheiro em eletrônica, Narciso Flesch, da Beiret Consultoria de Projetos e Telecomunicação, apresentou ao prefeito Ulisses Cecchin, ao secretário da Administração Jocemir Bergamin e à secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andreia Teles, o projeto com subsídios técnicos para a construção de infraestrutura que irá modernizar a Administração Pública.

Conforme o prefeito Ulisses Cecchin a infraestrutura de comunicação deverá ser de alto desempenho e confiabilidade, capaz de suportar diversas tecnologias emergentes de voz, dados e vídeo interligando todas as Secretarias Municipais e Órgãos Públicos Municipais. Haverá pontos de acesso público (WiFe), pontos corporativo e de governo.

O prefeito acredita que a execução do projeto com instalação de fibra óptica e interligação entre os órgãos municipais estejam construídos até o final de 2015.

O que é Cidade Digital?

Cidade Digital é um termo utilizado para municipalidades que executam iniciativas que visem diminuir as distâncias entre cidadãos, governos e instituições através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Uma Cidade Digital tem por principio a aplicação das TICs, buscando benefícios para a gestão do município e atendimento ao cidadão – desde ações de democratização do acesso à internet até os mais modernos sistemas de gerenciamento de dados. Por ser um conceito amplo, uma cidade digital é um município inserido na moderna sociedade da informação, possibilitando aos seus cidadãos ferramentas digitais como extensão natural de seu modo de vida.

Assessoria de Imprensa Governo de Ibiaçá.