Comitiva divulga romaria de Ibiaçá na Festa da Uva, em Caxias do Sul

Por meio do Projeto “Vitrines do Turismo Gaúcho”, evento religioso ganhou espaço junto ao estande da SETEL

• 23/02/2016 10h36 - Atualizado em 16/03/2016 10h45

Comitiva divulga romaria de Ibiaçá na Festa da Uva, em Caxias do Sul

Presente no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul desde 2012, a Romaria de Ibiaçá ganha maiores proporções a cada edição e se consolida como um dos principais acontecimentos religiosos do interior do estado. Conhecida pela forte devoção à Nossa Senhora Consoladora, reúne mais de 100 mil fiéis por ano, sempre no último final de semana de fevereiro.

Para tornar a devoção ainda mais popular no cenário gaúcho, na última quinta-feira (18) o Governo de Ibiaçá enviou representantes do município para a Festa da Uva, em Caxias do Sul, a fim de divulgar a 64ª edição do evento, que acontece neste final de semana (27 e 28). Na oportunidade, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lúcia Teston, e a presidente da Câmara de Vereadores, Andreia Telles, participaram do Projeto “Vitrines do Turismo Gaúcho”, que visa estimular os produtos turísticos em todo o território estadual.

Comitiva divulga romaria de Ibiaçá na Festa da Uva, em Caxias do Sul

Por meio do projeto – organizado pela Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer – a comitiva teve a oportunidade de apresentar aos visitantes da feira o material de divulgação da Romaria, utilizando o estande de exposição da SETEL. “Uma ocasião muito importante para divulgar a nossa romaria, que é considerada um dos maiores eventos do estado. Recebemos devotos de muitos lugares e essa parceria com a SETEL nos permite torná-la ainda mais conhecida, carregando o nome do nosso município para muitas outras pessoas”, afirma a chefe da pasta no município, Lúcia Teston.

Para a presidente do Legislativo, que é uma das organizadoras do Livro do Cinquentenário, o evento é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do município. “A romaria tem ligação direta com a formação do povoado de Ibiaçá. Ainda antes de ser emancipado, a devoção a Nossa Senhora Consoladora fazia com que as famílias se reunissem para rezar e, assim, foram fortalecendo o costume dos fiéis de visitarem o santuário. Hoje, é uma das grandes responsáveis por movimentar a economia local”.