Prefeito de Ibiaçá participa da 18ª edição da marcha a Brasilia

Publicado em 02/06/2015, Por Assessoria de Imprensa

Município de Ibiaçá está engajado na busca por melhores condições e formas alternativas de gestão. As reivindicações por melhorias para os cidadãos estiveram em pauta na XVIII Marcha a Brasília em defesa dos municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e que contou com a participação de mais de sete mil lideranças políticas do Brasil.

Durante toda a semana – entre os dias 25 e 28 de maio – o prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, participou das atividades na Capital Federal e ressaltou que as edições da Marcha representam a preocupação dos gestores municipais com suas comunidades, frente às dificuldades encontradas no exercício da gestão. “A cada ano são apresentadas novas propostas, no intuito de sensibilizar o Governo Federal sobre as responsabilidades de cada ente federativo. Essa edição ainda teve o diferencial da convocação do Congresso. Infelizmente poucos participaram e isso é lamentável, porque nós queremos ser ouvidos. Mas parece que a maioria dos parlamentares quer ouvir mais o Governo Federal do que aqueles que realmente fazem as coisas acontecerem, que são os Governos Municipais com seus escassos recursos”.

Além da posse da nova diretoria da CNM, a programação contou com mobilizações a favor da reforma política, discussões sobre a política adotada pelo Congresso Nacional em temas de interesse dos municípios e reivindicações dos pleitos municipais a serem atendidos pelo Governo Federal.

Para Ulisses, é preciso que o Governo Federal dê condições para que os municípios e seus gestores trabalhem em prol dos projetos aprovados pelo Congresso. “O Governo Federal tem enviado ao congresso a criação de programas e a fixação de pisos de várias categorias, mas repassa aos municípios as obrigações do cumprimento deles, sem destinar os recursos financeiros. Isso sobrecarrega as despesas dos municípios e penaliza os Prefeitos que não tem condições de cumpri-las.”

Com leitura e aprovação daCarta da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, feita pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, as atividades do evento foram encerradas na manhã desta quinta-feira, 28 de maio.

A XVIII Marcha – considerada a maior de todas até então – marcou o encerramento da Campanha Viva o seu Município 2015 – iniciativa da CNM e das entidades estaduais e regionais dos municípios.