Prossegue vacinação contra gripe em Ibiaçá

Cerca de 69% da população dos grupos de risco já se vacinaram.


  • 15/05/2018 16h33 - Atualizado em 15/05/2018 16h42

Prossegue vacinação contra gripe em Ibiaçá

O Dia D da vacinação contra a gripe em Ibiaçá, aconteceu no sábado, 12 de maio. Conforme dados da Unidade Básica de Saúde, foram vacinados até o momento 69%. A meta é atingir 90% de pessoas que integram os grupos prioritários. 

Quem não se vacinou tem até o dia 01 de junho para procurar um posto de saúde mais próximo.

Dentre os grupos estão: Crianças de seis meses e menores de cinco anos: Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2017, deve receber apenas uma dose em 2018.

Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menores de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a primeira dose.

Gestantes: Todas as gestantes em qualquer idade gestacional. Para o planejamento da ação, torna-se oportuno a identificação, localização e o encaminhamento dessas para vacinação nas áreas adstritas, sob responsabilidade de cada serviço de saúde dos municípios. Para este grupo não haverá exigência quanto a comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para vacinação que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez.

Puérperas: Todas as mulheres no período de até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).

Trabalhadores de saúde: Todos os trabalhadores de saúde do serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.

Professores: Todos professores das escolas públicas e privadas.

Povos indígenas: Toda população indígena, a partir dos seis meses de idade. A programação de rotina articulada entre o PNI e a Secretaria de Atenção à Saúde indígena (SESAI).

 Indivíduos com 60 anos ou mais, de idade, deverão receber a vacina Inlfuenza.

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedade científicas).

 A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao médico, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha.


Número de Ibiaçá

 Foram vacinados 61 profissionais da saúde, 15 gestantes, 4 puérperas, 88 crianças até 5 anos de idade, 23 professores, 630 idosos, 35 diabéticos, 15 com doenças neurológicas e 36 com respiratórios.




Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua do Interventor, 510 - CEP 99940-000 - (54) 3374-1177

Horário de atendimento: 8h às 12h | 13h30 às 17h30

Visualizar mapa