Parabéns Ibiaçá pelos 53 anos de Emancipação

São mais de meio século de história. Ibiaçá completa, neste dia 22 de novembro, seus 53 anos de uma linda caminhada construída com esforço, superação e conquistas. Uma comunidade engajada no trabalho, na fé e na produção.

O município teve origem a partir da formação de um pequeno povoado chamado de Nova Fiúme. Quando os primeiros colonizadores chegaram, imigrantes italianos, por volta de 1916 já haviam na região índios e alguns caboclos.  De acordo com a Lei Estadual nº 5.102, de 22 de novembro de 1965, Ibiaçá conquistou sua emancipação político-administrativa, assinada pelo então governador do Rio Grande do Sul, Ildo Meneghetti. Em 12 de maio de 1966 a 1968, foi nomeado como interventor federal José Antônio Pellin.

Também governaram o município os prefeitos: Hidelbrando Lenzi (1969 - 1972 | 1983 - 1988), Ricardo Durigon (1973-1976), Glodovir Piana (1977 - 1982 | 1993 - 1996), Hélio Durigon (1989 - 1992); Paulo Roberto da Luz (1997 - 2000), João Rudemar da Costa (2001 - 2004  | 2005 - 2008); Ulisses Cecchin (2009 - 2012 | 2013 a 2016) e, atualmente, Claudiomiro Fracasso (2017 – 2020).

Parabéns Ibiaçá pelos 53 anos de Emancipação

O atual Governo é conduzido pelo prefeito Claudiomiro Fracasso e vice-prefeito Angelo Golin. A equipe tem direcionado seus esforços para atuação na Educação, com conclusão da nova Escola Ricardo Durigon, abrindo suas portas para os alunos em 2018, para 2019 o planejamento é de ampliação, construindo mais três salas de aula. Além disso, a partir de 2019 vai ser implantando o novo Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. Ainda dentro da área da Educação há o projeto transpirar, que está em fase de aprovação, que são melhorias no Campo Municipal Ricardo Durigon, onde haverá um caminhodromo.

Na saúde, o município tem investido em melhorias na infraestrutura da Unidade Básica de Saúde, convênios e parcerias com Hospitais para média e alta complexidade além das constantes campanhas de promoção à saúde. Na agricultura e obras incentivo à produção agrícola, melhoria e acessos de pavimentação na área urbana e manutenção das vias rurais. Na área da Assistência Social, projetos e programas que oferecem capacitação e acolhimento às famílias em vulnerabilidade social.

Um dos projetos de maior destaque, é a revitalização da praça Padre Narcizo Zanatta. O projeto foi coordenador pelo Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (Naduc) da Universidade de Passo Fundo. O governo pleiteou os recursos federais e já possui cerca de R$ 650.000,00 para início da obra que é orçada em R$1,5 milhão.

Outra ação importante da gestão municipal é o Programa Diálogo Aberto. Oportunidade da comunidade se manifestar e apontar demandas à administração pública. Todas as comunidades e bairros foram ouvidos. Seguindo o orçamento, o governo vai executando as obras sugeridas pela própria comunidade.

Também há projetos, que ultrapassam R$ 2 milhões na pavimentação em ruas e avenidas, recursos para 2019.

O desenvolvimento social, cultura e econômico de Ibiaçá é incentivado pelo poder público, mas acontece pelo espírito empreendedor da população, que investe no município gerando mais empregos e renda. O caminho para a prosperidade depende do esforço de todos, fortalecendo as entidades e as parcerias público-privadas.

Chegar aos 53 anos é uma conquista da comunidade. São homens e mulheres que se doam e se dedicam para tornar este município cada vez mais próspero e feliz.

Parabéns filhos e filhas de Ibiaçá e a todos aqueles que nesta Terra encontram oportunidades para sua vida profissional e pessoal.