Conferência da Assistência Social discute “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”

Mais de 200 pessoas participaram da 7ª Conferência Municipal da Assistência Social de Ibiaçá, ontem (12/07), no Salão Nobre da prefeitura.

O presidente do Conselho Municipal da Assistência, Nilvo Cecchin, ao abrir os trabalhos enfatizou a necessidade das políticas da assistência serem aprimoradas em âmbito municipal, estadual e federal.

O Eixo 1 tratou da proteção não-contributiva e princípio da equidade como prática de gestão dos direitos socioassistenciais. O Eixo 2: A gestão democrática e controle social, o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3: Acesso à segurança socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; Eixo 4: A legislação como instrumento de gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Após a exposição do prefeito Claudiomiro Fracasso, vice-prefeito Angelo Golin e do presidente da Câmara de Vereadores Glodovir Piana, os projetos sociais de dança, karate e da terceira idade realizaram apresentações evidenciando o trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O aluno de karate Rhonaldy Festa Geraldi, está no projeto desde que iniciou no município. “O Karate nos ensina a sermos pessoas do bem. Eu adoro participar”, disse o jovem estudante

Conforme o presidente Nilvo Cecchin, a conferência esclarece sobre o funcionamento e acesso ao Sistema Único de Assistência Social dentro dos quatro eixos.” Agora iremos formalizar o relatório final com as propostas que os delegados irão defender na 11ª Conferência Estadual”, disse Cecchin.

Os participantes forma divididos em quatro grupos e as sugestões foram importantes. Na esfera municipal a comunidade pediu uma equipe ampliada, a manutenção dos projetos, infraestrutura física adequada, legislação municipal atualizada, um Centro do Idoso e a atualização do auxílio saúde e moradia. A população também reforçou o pedido para que o Estado e a União repassem os recursos em dia.

Foram eleitas delegadas representando a sociedade civil as senhoras Vera Lucia Maito e suplente Jane Crestani, representando o governo e funcionários a psicóloga Marta Giacomini e a coordenadora Clarice Lava Cavalheiro como suplente.

XI Conferência Estadual

A conferência debaterá o enfrentamento das situações de ausência de proteção social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS; e o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Mande suas críticas e sujestões para o portal